A “Mobilidade à Beirinha” é a nova rede de transportes públicos que a partir de hoje, 8 de fevereiro, vai servir a população do concelho de Moimenta da Beira. Uma nova fase na mobilidade rodoviária do concelho, suportada por uma parceria entre a autarquia moimentense e a empresa de transportes públicos Transdev, que já operava em Moimenta da Beira.
“Este é já o 15º projeto SIM – ‘Solução Integrada de Mobilidade’ que a Transdev implementa em Portugal, sendo que estamos em negociações com vista à implementação de projetos semelhantes em mais cinco municípios”, referiu José Gomes, diretor de exploração da Transdev Portugal.
O responsável da Transdev Portugal acrescentou que “a conceção destes projetos implica sempre um elevado grau de cooperação com as autarquias, na medida em que as soluções de mobilidade colocadas no terreno são desenhadas à medida das reais necessidades das populações”.
O novo serviço de mobilidade foi apresentado, hoje à população pela autarquia de Moimenta da Beira, numa sessão no Auditório da Biblioteca Aquilino Ribeiro. Para o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, “esta nova rede de transportes públicos confere uma melhor mobilidade urbana e periurbana, cobrindo todas as freguesias”, e reforça “a oferta de alternativas e soluções mais económicas de transporte às localidades mais afastadas da sede do concelho vai também significar mais qualidade de vida”.
Com a “Mobilidade à Beirinha”, os habitantes do concelho de Moimenta da Beira passam agora a dispor de mais percursos, com cinco linhas – uma para cada dia da semana – e com todos os circuitos a serem efetuados em simultâneo nos dias de feira, que se realiza quinzenalmente, às segundas-feiras. Conheça os horários.
A par das cinco linhas foi também implementado um circuito urbano, com sete circulações diárias de segunda a sexta-feira, que fará também a distribuição e recolha dos passageiros oriundos das diversas freguesias pelos vários pontos da vila.
O serviço prevê ainda a possibilidade de os habitantes de algumas das localidades mais afastadas do centro da vila poderem viajar mediante transporte a pedido, disponibilizando para tal um contacto telefónico gratuito, que deverá ser feito no dia útil anterior ao da viagem, até às 12h00.
Até ao final do mês de fevereiro, todas as viagens na nova rede de transportes serão gratuitas. Depois, a partir de março, as viagens terão o custo de 1 euro, no caso dos circuitos regulares e a pedido, e de 0,50 euros no caso das viagens no circuito urbano.
O funcionamento das cinco linhas que, a cada dia da semana, vão aproximar os habitantes das freguesias de Moimenta da Beira da sede do concelho, vai começar por ligar, às segundas-feiras, as localidades de Sarzedo, Sanfins, Cabaços e Peva à Central de Camionagem de Moimenta da Beira.
Às terças-feiras, a rede fará a ligação entre Nagosa e Moimenta da Beira, seguindo-se, às quartas-feiras, o transporte das localidades de Castelo e Pêra Velha para Moimenta da Beira, com os habitantes de Semitela a ficarem com a opção de transporte a pedido.
Às quintas-feiras, o serviço vai ligar Alvite ao centro do concelho, ficando os habitantes de Espinheiro com a opção de transporte a pedido. Por fim, às sextas-feiras, “A MOBILIDADE À BEIRINHA” fará a ligação entre Mileu e Moimenta da Beira.