O ano de 2019 vai ficar marcado com a realização em Portugal dos International Six Days Enduro. A prova vai até ao Algarve quase no final do ano. O campeonato nacional de Enduro CFL Maxxis tem uma aposta mais forte da Federação de Motociclismo de Portugal, nomeadamente no apoio aos pilotos mais jovens que desejem participar em provas internacionais e também na formação, agora com um patrocinador para o Mini Enduro, a Jetmar.
O campeonato maior do enduro nacional vai ser realizado com seis provas, onde duas são jornadas duplas – dois dias de duração e duas pontuações – e as restantes quatro são apenas um dia de competição e respetiva pontuação, sendo que todas as pontuações vão ser consideradas para o apuramento da classificação final de cada categoria. Novidade vão ser as duas novas classes Elite:
■ Elite 1 – Motos com motor a 2 tempos com cilindrada até 250cc e motos com motor a 4 tempos com cilindrada até 250cc
■ Elite 2 – Motos com motor a 2 tempos com cilindrada superior a 250cc e motos com motor a a 4 tempos com cilindrada superior a 250cc
Calendário do Campeonato Nacional de Enduro CFL – Maxxis 2019
■ 3 de fevereiro – Vila Nova de Santo André
■ 2 e 3 de março – Peso da Régua
■ 31 de março – Figueira da Foz
■ 20 de abril – Lousã
■ 30 de junho – Águeda
■ 12 e 13 de outubro – Marco de Canavezes
Escola de Enduro
Introdução de três classes de Mini Enduro – Infantis, Juvenis e Juniores – (Provas de um dia do CNE 2019)
■ Infantis: Motos a 2T com cilindrada até 65cc e motos a 4T com cilindrada até 110cc, para pilotos com idades compreendidas entre os 8 e 12 anos
■ Juvenis: Motos a 2T com cilindrada até 85cc e motos a 4T com cilindrada até 150cc, para pilotos com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos
■ Juniores: Motos a 2T com cilindrada até 125cc, para pilotos com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos
Todas as Classes de Mini Enduro vão ser Campeonatos Nacionais e são consideradas todas as classificações para a pontuação final.
Calendário Mini Enduro JETMAR 2019
■ 2 de fevereiro – Vila Nova de Santo André
■ 30 de março – Figueira da Foz
■ 19 de abril – Lousã
■ 29 de junho – Águeda
A Enduro Cup vai passar a competir no sábado com as classes de Mini Enduro, sendo esta destinada a motos com motor a 2 tempos com cilindrada até 50cc e motos com motor a 4 tempos com cilindrada até 125cc, para pilotos com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos.
No âmbito da Escola de Enduro, vão ser realizados estágios e apoiar a participação de dois pilotos no Mundial de Enduro Classe Youth e outros três na Classe Enduro GP Open, formando o Team FMP, sendo que nos International Six Days Enduro a Federação de Motociclismo de Portugal voltará a inscrever as seleções Sénior, Júnior e Feminina.