Os primeiros três autocarros elétricos a integrar a frota da Transdev em Aveiro, estão em fase avançada de produção e começam a circular na rede da AveiroBus, pelas ruas da cidade, ainda este ano, até meados de dezembro, indicou Pierre Jaffard, CEO da Transdev Portugal.
Os veículos elétricos da Transdev estão a ser produzidos na fábrica da CaetanoBus em Vila Nova de Gaia. Para tomar contato com o ponto da produção dos veículos deslocaram-se, ontem à fábrica, o CEO da Transdev Portugal, Pierre Jaffard, e o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.
Para Pierre Jaffard “Aveiro vai beneficiar de toda a experiência e know-how que o Grupo Transdev tem na Europa, onde além de ter sido o primeiro operador de autocarros elétricos, é igualmente líder em mobilidade com emissões zero”
O responsável pela Transdev acrescentou que “à semelhança do que já acontece em diversos países europeus, a Transdev está já apta a introduzir em Portugal soluções de transporte com recurso a fontes de energia 100% limpas e adaptadas à medida das necessidades dos municípios e empresas”.
“A aposta no crescimento da qualidade total da mobilidade e dos transportes públicos no Município de Aveiro passa pela introdução nas operações do modo elétrico, que constitui um contributo relevante para a qualidade ambiental e mais um incentivo para a sua utilização pelos cidadãos, referiu o presidente da Câmara de Aveiro.
Ribau Esteves acrescentou: “Estes três autocarros elétricos que vão entrar na operação da AveiroBus, são mais um testemunho da boa qualidade da parceria entre o Grupo Transdev e a Câmara Municipal de Aveiro, tirando proveito dos Fundos Comunitários do Portugal 2020”.
Os autocarros elétricos têm 12 metros de comprimento (medidas padrão) e a capacidade para transportar mais de 60 passageiros. Estão equipados com motores elétricos de 700V e potência máxima de 160kW.
Grupo Transdev é um dos transportadores com larga experiência na mobilidade elétrica transportando mais de três mil passageiros por dia em países como os Estados Unidos, França, Austrália e Holanda, onde a rede de autocarros que serve as cidades de Amesterdão e Eindhoven é reconhecida como a mais limpa do mundo.