Com o setor do turismo a afirmar-se cada vez mais, dado o crescente números turistas que visitam Portugal, é considerado o momento de que a sustentabilidade do turismo bem como a manutenção do crescimento passa pela necessidade de repensar e reestruturar o setor nas suas mais variadas atividades.
Receber bem é um talento natural que nos é comum a todos enquanto nação, mas o turismo como grande industria exige que estejamos preparados para um grande nível de planeamento e estrutura.
É a pensar nessa necessidade crescente de sistematização do conhecimento relacionado com o turismo e na partilha de experiências como meio privilegiado de uma adequação permanente entre os diversos agentes envolvidos no setor que foi criada a primeira Pós-Graduação em Turismo Gastronómico, na Universidade Lusófona.
A Pós-Graduação, que vai decorrer durante o próximo ano letivo, conta com um corpo docente que inclui profissionais experientes em várias áreas distintas como a gastronomia, atividade turística e lifestyle.
Uma formação que se destina a todos os pretendem enveredar por uma carreira profissional na área do turismo ou que já estando no setor pretendam aprofundar os conhecimentos na área, nomeadamente em gestão, gastronomia e turismo.
A Pós-Graduação em Turismo Gastronómico vai contar por disciplina com os seguintes especialistas e docentes: Princípios da Gastronomia, por Fortunato da Câmara; Turismo Gastronómico, com Nuno Nobre, gastrónomo e mentor da pós-graduação; Turismo e Hospitalidade por João Rocha Neves; Comportamento do Consumidor por Tiago Lopes Lino; Criação de Valor e Estratégia Empresarial por Álvaro Lopes Dias; Gestão de Alimentos e Bebidas por Luís Castelo; Gastronomia e Comunicação por Sandra Nobre; Lifestyle: Experimento Logo Existo por Sandra Gato e Fotografia de Gastronomia e Viagens por José Ventura.
Esta nova pós-graduação é iniciativa inovadora e única no país que vai ajudar a criar novas (e necessárias competências) a quem trabalha nas várias áreas do turismo, referiu Mafalda Patuleia, responsável do departamento de turismo na Universidade Lusófona.