O senador norte-americano John McCain morreu hoje aos 81 anos vítima de um tumor cerebral. John McCain que nasceu no canal do Panamá a 29 de agosto de 1936 filho do almirante John S. McCain.
John McCain foi aviador naval e pilotou caças-bombardeiros. Numa missão quando voava sobre Hanói, durante a guerra do Vietname, foi capturado depois do caça-bombardeiro ser atingido, durante o tempo como prisioneiro de guerra sofreu maus tratos que lhe deixaram sequelas para o resto da vida.
Depois de sair da Marinha foi por três vezes eleito senador, tendo assumido a presidência do Comité do Comércio, Ciência e Transporte do Senado e do Comité sobre Assuntos Indígenas e foi membro destacado do Comité de Relações Externas.
John McCain foi um firme apoiante de Israel no Congresso dos Estados Unidos, e apoiou a Guerra do Iraque, em 2003, e a Guerra do Golfo em 1991, no entanto, censurou sempre a tortura de prisioneiros.
Em 2008 foi candidato à presidência dos EUA mas veio a perder para Barack Obama.
Numa mensagem breve no twitter o Presidente Donald Trump escreveu: “As minhas mais profundas simpatias e respeito vão para a família do senador John McCain. Nossos corações e orações estão consigo!”.
O ex-presidente Barack Obama lembrou, em comunicado, a coragem de John McCain e Hillary Clinton escreveu no twitter: “John McCain viveu uma vida de serviço ao seu país, desde seu heroísmo na Marinha até 35 anos no Congresso. Ele era um político firme, um colega de confiança, e simplesmente nunca haverá outro como ele.”