A Comissão Europeia aprovou um novo pacote de assistência no valor de 400 milhões de euros para a educação dos refugiados sírios na Turquia. Trata-se da primeira medida adotada na sequência do acordo dos Estados-Membros da União Europeia que envolve um montante adicional de 3 mil milhões de euros para o Mecanismo em Favor dos Refugiados na Turquia.
Os 400 milhões de euros agora aprovados são concedidos como direta ao Ministério da Educação Nacional da Turquia. Verbas que têm como objetivo dar continuidade ao atual projeto de ensino para refugiados sírios na Turquia, e que chega ao fim em outubro de 2018.
O novo acordo de assistência é mais abrangente do que o atual projeto educacional, e vai fazer enfoque no aumento da qualidade da educação formal para os estudantes, o ensino da língua turca para adultos em centros de educação pública, a continuação e melhoria do sistema de exames e atividades de coesão social. A duração da nova assistência também é maior do que a anterior e vai cobrir três anos acadêmicos.
Aos 3 mil milhões de euros a atribuir à Turquia são repartidos, assumindo a Comissão Europeia 2 mil milhões, e diretamente os Estados-Membros os outro mil milhão de euros.