A CRUSOE, constituída por 23 universidades e politécnicos do Norte e Centro de Portugal, Galiza, Castela e Leão, Astúrias e Cantábria, que engloba mais de 150 grupos de investigação e 240 mil estudantes, reuniu em plenário em Vila Real e elegeu Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho (UMinho) para presidente.
A Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa abrange um espaço de cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural, que contribui para o desenvolvimento territorial e a especialização inteligente desta macrorregião. Neste campo tem como objetivos promover atividades de investigação e inovação interinstitucional.
A CRUSOE permite constituir grupos de trabalho intersetoriais para consolidar espaços de colaboração, refletir e trabalhar na geração de projetos para a resolução de problemas estratégicos desta macrorregião, incrementar a disponibilidade de conhecimentos e a mobilidade de profissionais e desenvolver ações para promover a integração na União Europeia e a cooperação internacional para o desenvolvimento.