O Festival do Pão em Mafra volta a colocar em relevo uma mostra e venda de pão, mas também doçaria regional, artesanato e produtos regionais, concertos, ranchos folclóricos, atividades para crianças e muita animação. Um que decorre de 6 a 15 de julho, no Jardim do Cerco, em Mafra, e de entrada livre.
O Pão de Mafra é rei, e no festival vai ser possível saborear este alimento, ainda de uma forma mais especial. Para além do pão há outras especialidades gastronómicas regionais, em tasquinhas e nas bancas das pastelarias locais.
O evento integra ainda exposição e venda de artesanato e de produtos locais, a feira saloia, assim como uma exposição de veículos e alfaias agrícolas antigos.
O cartaz musical é composto pelas atuações: da Orquestra Ligeira do Exército, no dia 6 de julho; João Pedro Pais no dia 7 de julho; Mia Rose no dia 8 de julho; 4 revival no dia 11 de julho; JAM no dia 12 de julho; Big Gang no dia 13 de julho, The Lucky Duckies no dia 14 de julho e Carminho no 15 de julho.
Nos dias 9 de julho decorre o Festival de Música Jovem e no dia 10 de julho a eleição da Miss Concelho de Mafra. Todos os espetáculos estão marcados para as 22h00.
Mas há mais com o Campeonato Nacional Universitário de Equitação, marcado para os dias 7 e 8 de julho, terminando com a atuação da Reprise da Escola de Mafra, no Campo dos Plátanos (Escola das Armas), a 8 de julho, pelas 18h00.
O Festival do Pão “une lazer, tradição e divulgação cultural”, e tem “como objetivo divulgar e promover este alimento de excelência, bem como os produtos e os costumes locais.”