Da minha infância recordo-me de duas marcas que eram para mim uma referência. A Datsun e a Toyota. E, destas, ouvia sempre das pessoas (sim, porque agora é o cliente ou o consumidor) os mesmos atributos. Qualidade do produto, bons motores, baixo custo de manutenção e durabilidade.
E cresci com essa imagem destas duas marcas. E a Toyota, como a Datsun, no seu tradicionalismo encaixavam num público alvo que procurava um produto que não desse problemas.
A Toyota com o Corolla foi uma referência mas a marca necessitou de se adaptar ao mercado e vejo o Auris como o “outro filho” da marca, mais irreverente, que procura um novo perfil de consumidor, mais jovem, que “consome” design e moda. E o Auris personifica esse modelo, mantendo os atributos da marca, respeitando a sua história e acompanhando as novas tendências do mercado.
E o Auris Hybrid que tive o privilégio de ensaiar revela isso mesmo. Um modelo diferente, bem construído, com uma qualidade de construção referencial, uma montagem rigorosa e com uma ergonomia de bom nível – e muita tecnologia à mistura.
O modelo apresenta-se com o motor 1.8 Hybrid (136cv) Transmissão Variável Contínua e com 3 níveis de equipamento, onde no que ensaiámos praticamente nada faltava. Desde os sensores, câmaras, ajudas à condução. Enfim, passámos de uma era em que ter vidros elétricos e jantes de liga leve era um must, para outra onde o ABS e ESP vingaram e hoje, raro é o veiculo, mesmo os citadinos que não incorporam sofisticados sistemas de segurança ativa e passiva. Ganha o condutor, ganhamos todos nós!
E, hoje quando ensaiamos vários modelos dentro do mesmo segmento não encontramos por vezes muitas diferenças entre eles. Seja no comportamento, na qualidade de construção, de montagem ou na precisão da direção. Diria que hoje é muito mais difícil para o consumidor poder escolher, em rigor, um automóvel, pois as diferenças nalguns modelos são mínimas. Noutros casos e este é um deles, percebe-se que existe muito trabalho de bastidores da marca na procura de uma qualidade que, para a marca não é uma novidade mas uma extensão do que já antes faziam bem.
Marcas como a Toyota sabem que a história que carregam e, por isso, o enorme cuidado colocado neste modelo, onde mesmo a caixa de variação contínua, outrora intrusiva no ruído do habitáculo, hoje surge mais atenuada. Muito mesmo!
E as qualidades que podemos enumerar são mesmo o conforto e comportamento do modelo a par do binómio robustez e elegância do seu interior. Esta nova versão do Auris, retocada cirurgicamente nos pontos que o consumidor menos acolheu, está hoje preparada para competir no escalão máximo com preços desde os 25.000 euros até aos 32.000 euros desta versão.
Faltava um ponto importante. Com as maravilhas do sistema hibrido os consumos são bem mais reduzidos onde finalizámos o ensaio com uma média global de 5,4 litros aos 100 quilómetros.
Autor: Jorge Farromba