A praia fluvial de Monsaraz é a primeira praia do interior, na nova época balnear, a hastear da bandeira azul, um momento que decorre, no dia 6 de junho, com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. A iniciativa tem organização do Município de Reguengos de Monsaraz, Associação Bandeira Azul da Europa e Instituto Nacional para a Reabilitação.
Dado que praia fluvial de Monsaraz foi considerada a mais acessível de 2017, vai agora a autarquia, pelo facto, receber uma menção honrosa. Um galardão importante atribuído à praia de Monsaraz.
A Fundação Vodafone que também se junta à iniciativa vai “entregar uma cadeira anfíbia, que se junta à que já esteve à disposição das pessoas com dificuldades de mobilidade no ano passado”. Nos distritos de Évora, Beja, Setúbal e Portalegre, para além da praia de Monsaraz, foi também contemplada a praia do Carvalhal no âmbito das candidaturas ao programa Praia Saudável.
Na praia fluvial decorrem no dia 6 de junho diversas atividades, tais como, a partir das 10h15 ‘Ginástica para respirar’ com o grupo de Monsaraz dos Seniores a Mexer e às 10h45 um simulacro de salvamento pela Coral – Associação de Nadadores Salvadores de Reguengos de Monsaraz e pelos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.
A época balnear na praia fluvial de Monsaraz, que tem início no dia 1 de junho. Uma praia que foi a primeira do Grande Lago Alqueva e que recebeu em 2017 mais de 80 mil veraneantes.
A praia de Monsaraz tem para além da bandeira azul, a bandeira de Praia Acessível por cumprir os requisitos de acesso para pessoas com mobilidade condicionada e a classificação de Praia Saudável por respeitar as normas de segurança e de qualidade do ambiente.
Dotada de infraestruturas para acolher adequadamente os veraneantes, inclui “frente à praia, no espelho de água, uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário e dividida em piscina infantil e adulta” e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.
De modo a garantir a segurança “a praia tem uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, chuveiro duplo com lava-pés, duas cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade.”
De entre outras caraterísticas da praia destaca-se uma frente de praia com 150 metros de extensão, que permite a utilização por mais de um milhar de banhistas em simultâneo. Um espaço relvado adjacente ao estacionamento que faz a ligação ao areal, com sombreamentos, sendo que o areal está dotado de 20 toldos, e onde é possível usufruir de massagens. Na praia há também espaços para venda de revistas, jornais, artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados.
Os veraneantes podem aceder às infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz, nomeadamente ao bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.