O Museu do Oriente associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com uma oferta que abarca tradição e tecnologia. A entrada é gratuita entre as 10h00 e as 22h00, com visitas orientadas à exposição ‘Um Museu do Outro Mundo’, que inclui obras de José de Guimarães em diálogo com peças da coleção Kwok On, uma seleção das quais com informação disponível em QRcode, e uma aula de Yoga às 18h00.
O Dia Internacional dos Museus é este ano sobre o tema ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’. Nesta linha o Museu do Oriente convida a descobrir uma exposição que assinala os 10 anos do Museu e os 30 anos da Fundação Oriente.
“Num lugar de múltiplas camadas e leituras, ‘Um Museu do Outro Mundo’ reflete sobre o museu como estrutura cultural e social em que objetos de diferentes lugares e proveniências revelam usos, funções e simbolismos diversos, por vezes coincidentes, outras vezes contraditórios.
A exposição é “um museu enquanto espaço de construção do outro”, que “cruza culturas, conceitos e interpretações e onde questionaremos o que entendemos por museu e o seu lugar numa sociedade também ela hiperconectada.”
Numa iniciativa conjunta entre o Museu e o Plano Nacional de Leitura “estão disponíveis QRCodes em peças selecionadas da exposição, que “os visitantes são convidados a descobrir, partilhando a experiência via Instagram com a hashtag #ler+nosmuseus.”
Mas numa abordagem mais clássica ao percurso expositivo, ‘Um Museu do Outro Mundo’ é palco de uma visita às 10h00, para adultos com crianças entre os 5 e os 10 anos e, ao longo do dia, às 10h30, 15h00 e 16h00, para o público em geral.
Uma aula aberta de Yoga, em parceria com a Embaixada da Índia, às 18h00, inaugura um ciclo de sessões gratuitas que passam a realizar-se regularmente no Museu do Oriente, todas as sextas-feiras, entre as 18h00 e as 19h00.
Dia Internacional dos Museus 2018, dia 18 de maio
Entrada gratuita no Museu do Oriente: 10h00 às 22h00
Visitas orientadas: ‘Um Museu do Outro Mundo’
10h00 – para crianças 5-10 anos, acompanhadas por um adulto
10h30, 15h00 e 16h00, para maiores de 16 anos, com um máximo de 25 pessoas por visita, por ordem de chegada.