O Rali Dakar 2018 terminou e, de acordo com alguns dos concorrentes MINI, a 40ª edição da mundialmente famosa corrida Dakar foi a mais difícil que já experimentaram. As duas últimas semanas, que terminaram numa curta etapa a 14ª na cidade argentina de Córdoba, lançaram muitos desafios aos motoristas e aos navegadores e apenas 43 das 92 equipas de automóveis que começaram a corrida realizaram neste Dakar.
Quatro das sete tripulações MINI que iniciaram a corrida estavam entre as 43 equipas que completaram com sucesso, o rali mais duro do mundo.
A maior conquista foi a do polaco Jakub ‘Kuba’ Przygonski, e do copiloto belga Tom Colsoul que garantiram um sólido quinto lugar para MINI John Cooper Works Rally.
A má experiência anterior de Przygonski no Dakar levou a que o piloto polaco tivesse algum cuidado e fizesse um percurso seguro e estável. A abordagem sensata valeu a pena pois conquistou o primeiro lugar dos MINI no Dakar 2018.
Depois de uma excelente prova na etapa 13, o chileno Boris Garafulic e o copiloto português Filipe Palmeiro no MINI John Cooper Works Rally que terminaram em 7º lugar. Mas ainda ganharam três lugares na geral e passaram para o 13º lugar antes da etapa final. O 12º lugar na etapa final de 120 quilómetros permitiu-lhes assegurar o 13º da geral no final da corrida.
Para o finlandês Mikko Hirvonen e o copiloto alemão Andreas Schulz no MINI John Cooper Works Buggy, foi um rali divertido, embora o resultado final não tenha sido o que esperavam. Ao terminarem na 19ª posição fizeram história no Dakar como o primeiro piloto e copiloto a completar a corrida no novo MINI JCW Buggy, que teve estreia este ano. Hirvonen ficou impressionado com o desempenho do Buggy e acredita que o veículo é um forte concorrente do Dakar.
Perto de Hirvonen na última etapa, e na classificação final, estiveram os argentinos Orlando Terranova e Bernardo Graue no MINI John Cooper Works Rally. Ao terminar a última etapa em 16º lugar em Córdoba permitiu-lhes permanecer dentro do top 20 do Dakar. Não era o resultado que Terranova procurava, mas está agora focado em analisar os dados da corrida para entender como melhorar no próximo Dakar.