Em 2017, o grupo BMW alcançou o objetivo de vender 100 mil veículos elétricos em todo o mundo, tendo um quinto dos veículos sido vendidos nos EUA, onde ficou em primeiro lugar no mercado de vendas nos modelos BMW i3 e i8. A BMW divulgou no Salão Automóvel de Detroit que 7% dos veículos vendidos nos EUA em 2017 foram elétricos, e em particular 10% de todos os BMW X5s e Séries 5 foram elétricos.
O grupo BMW indicou que espera que mais de 20% da série US 5, a serem vendidos em 2018 sejam elétricos, e que a crescente procura dos clientes por modelos elétricos irá dar um grande impulso à estratégia da marca no mobilidade elétrica, e de já é visível o novo e atualizado BMW i8 Coupé que foi apresentado em estreia mundial.
Investimentos do grupo BMW nos EUA
O Grupo BMW é responsável nos Estados Unidos por mais de 70 mil empregos onde está situada a maior unidade de produção no mundo da marca. Até o momento, a BMW investiu cerca de 9 mil milhões de dólares na unidade de Spartanburg, na Carolina do Sul, que tem uma produção de 1.400 veículos por dia.
O grupo BMW anunciou que em 2021, vai investir mais 600 milhões de dólares, e mais 200 milhões de dólares em formação, esperando a criação de mais de 1.000 postos de trabalho. O grupo indicou que 70% do que a marca produz nos EUA é exportado, o que torna a BMW o maior exportador de veículos fabricados na América.
A estratégia para 2018 nos EUA
Em vai ser lançado um novo BMW X4 e ampliar a linha da gama X, começando com o X2 na primavera. Em 2018 o novo BMW X7 vai entrar em produção na unidade de Spartanburg. O X7 sublinha o foco da marca no segmento de luxo, que faz parte da estratégia NUMBER ONE > NEXT. O próximo i8 Roadster, 8 Series Coupé e M8 vai adicionará mais peso à ‘oferta de luxo’. Uma aposta que vai fortalecer a liderança em mobilidade elétrica premium.
O grupo BMW indicou ainda que no final de 2019, pretende ter um total de mais de meio milhão de veículos elétricos na estrada, em todo o mundo, e em 2021 é lançado o BMW iNEXT com condução altamente automatizada e uma autonomia até 700 quilómetros.