A Marinha comemora a criação formal dos 700 anos da Marinha Portuguesa no dia 12 de dezembro, pelas 14 horas, em Lisboa, no Terreiro do Paço.
Durante as comemorações vão estar presentes, no Tejo, navios e embarcações nacionais e internacionais que podem ser apreciados a partir do Terreiro do Paço e ao longo da Avenida das Naus.
A cerimónia envolve mais de 700 militares, vários representantes das Marinhas de todo o mundo e vários elementos do corpo diplomático. Decorre no Terreiro do Paço ao longo da tarde uma cerimónia de honras militares, homenagens e desfile militar.
Todas as cerimónias são presididas pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, que efetua uma revista a todos os navios presentes no rio Tejo.
A Marinha Portuguesa, com 700 anos de existência, é a mais antiga de todo o mundo, tendo sido formalmente criada em 1317, por Carta Régia do rei D. Dinis, enquanto documento que estabelece pela primeira vez a organização da Marinha.
O documento, entendido como certidão de nascimento da Marinha, é o contrato de vassalagem celebrado entre o rei D. Dinis e o genovês Micer Manuel Pessanha, que lhe outorga o título de almirante do reino de Portugal.