A nova geração de turistas chineses que viaja para fora da China, em vez de gastar tempo e dinheiro em compras, prefere passear de automóvel, performance, comida especial e entretenimento, entre outras atividades, é a conclusão de um estudo da Academia de Turismo da China.
Durante a designada Semana Dourada na China, que teve início a 1 de outubro, é estimado que seis milhões de turistas chineses visitem diversos países por todo o mundo. A nova geração de turistas leva a que as empresas orientadas para receber os turistas chineses tenham vindo a criar novas experiencias orientadas para estes turistas, onde se inclui a promoção de serviço do cartão UnionPay. Um cartão que em Portugal é suportado pela rede Unicre.
Noticias publicadas pela Australian Financial Review referem que os turistas chineses que visitam a Austrália deslocam a atenção para restaurantes de classe alta, apart-hotéis e museus, e dá como exemplo, o The Meat & Wine Co que tem recebido maior número de turistas chineses depois que passou a aceitar o cartão UnionPay, que é cartão mais em uso na China.
De acordo com a empresa chinesa emissora de cartões UnionPay o comércio e as empresas do setores de turismo têm vindo a verificar a aceitação do serviço do cartão UnionPay atrai turistas chineses. Os dois maiores grupos hoteleiros da Europa passaram coletivamente a aceitar o cartão UnionPay, bem como as 200 lojas instaladas no Louvre e 110 lojas do grupo Accor.
As empresas gregas começaram por aceitar o Mobile QuickPass da UnionPay, que dá suporte a pequenos pagamentos sem verificação de senha e assinatura, possibilitando aos detentores do cartão UnionPay fazer pagamentos com telemóveis. A DLVA em Provence está empenhada no estabelecimento do programa ‘Cidades de Demonstração de Pagamento com o UnionPay’, onde os turistas podem vir usar os cartões UnionPay de forma conveniente.
Durante a Semana Dourada, muitos turistas chineses compartilharam suas experiências de compra em lojas de arte de Kyoto, lojas na Alemanha, postos de gasolina nos EUA, aluguer de veículos, em muitos outros países, recorrendo ao cartão UnionPay. Um cartão que se expandiu desde a compra de passeios turísticos e a compras de serviços de bufê, supermercados, transportes e entretenimento, sendo um suporte para os novos e diversificados padrões de viagem dos turistas chineses.