Zona de quintas e palacetes da nobreza, Loures teve sempre uma grande importância na ligação a Lisboa, pelas suas terras férteis, local de lazer dos nobres e mesmo local para onde muitas das famílias com posses fugiam devido às doenças e às pestes.
Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loures e pela União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal vai proporcionar, nos dias 23 e 24 de setembro, uma autêntica viagem até ao reinado de D. João V e à época da construção do Convento de Mafra.
A reconstituição histórica, que inclui uma Feira Setecentista, com jogos tradicionais, danças populares, pregões, saltimbancos, gaitas e folias populares e literatura de cordel, vai recriar o quotidiano setecentista, retratando as diversas classes sociais da época.
O cortejo noturno que decorre a partir das 21h00 de sábado, 23 de setembro é o ponto alto de toda a iniciativa. O coche real, onde viajam El Rei D. João V e o Patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida, parte de Santo Antão do Tojal até ao largo da Fonte Monumental, acompanhado pelo povo. O cortejo termina com a cerimónia da bênção dos sinos, com destino ao Convento de Mafra.
Programa da Feira Setecentista de Loures