A empresa finlandesa Goodwiller lançou um teste de álcool rápido que desenvolveu em colaboração com o Technical Research Centre of Finland (VTT). O teste é descartável e pode ser facilmente ser transportado numa pequena carteira e consiste na medição do teor de álcool no sangue da saliva. O teste permite ao utilizador, em dois minutos, conhecer se está apto para conduzir.
Marika Kurkinen da VTT, responsável pelo projeto, referiu que com base numa amostra de saliva, é medido o teor de álcool no sangue com referência ao valor de 0,2 ‰ e o resultado do teste Promilless é indicado com o escurecimento das “áreas de papel inteligentes”.
Se apenas a zona verde de controlo se tornou mais escura, o teor de álcool no sangue é inferior a 0,2 ‰, e o teste funcionou corretamente. Se a área amarela na tira de teste ficar também mais escura, significa que o teor de álcool no sangue aumentou acima de 0,2 ‰.
Petri Särkelä, CEO da Goodwiller, indicou: “Com o teste de álcool, queremos fornecer aos consumidores de bebidas alcoólicas uma maneira fácil e conveniente de garantir que estão aptos a conduzir e a possibilidade de agir de forma responsável no trânsito”.
Os especialistas consideram que, de acordo com estimativas conhecidas, o uso de diferentes testes de autodiagnóstico relacionados à saúde e ao bem-estar vai aumentar significativamente no futuro. A tecnologia de inteligência impressa desenvolvida pela VTT permite uma produção económica e em larga escala.