Criar lojas online no Facebook, garantindo que as compras são realizadas sem que o utilizador abandone a interface na rede social, é uma ideia da Facestore, uma startup sediada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (U.Porto). O caráter inovador da plataforma, os resultados e o potencial de crescimento da startup permitiram à Facestore ser a vencedora do prémio ‘Startup do Ano da U.Porto‘, no Startup FEST.
A Facestore foi fundada por Paulo Solinho Barbosa, Renato Pratas e Bruna Nunes em 2013, e atualmente já tem instaladas 30 mil lojas através da sua plataforma. Em 2016, a Facestore “ajudou a gerar 20 milhões de euros em transações.”
Com a solução da startup “os utilizadores conseguem fazer a compra, processar o pagamento sem terem de abrir novas páginas.” O conceito teve inicio no Facebook, mas atualmente já está disponível para ser instalado noutras redes sociais.
Paulo Solinho Barbosa, fundador e CEO da Facestore, referiu, citado em comunicado, que “esta vitória foi inesperada, mas merecida! Funciona como tónico para continuar a inovar e a percorrer um caminho que coloca uma tecnologia portuguesa como uma referência mundial na indústria do e-commerce. O facto de esta distinção nos ser atribuída pela U.Porto é a melhor prova de que estamos a fazer alguma coisa bem!”.
O Startup FEST, que vai na sua segunda edição, é organizado pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto com o apoio da Fundação Amadeu Dias e do Santander Universidades.
O evento contou este ano com a participação de Maria Manuela Marques, da Ibersol, Ângelo Ramanho da EFACEC, Rafael Rocha da ANJE, Ricardo Valente, da Câmara Municipal do Porto, O Startup FEST teve uma grande afluência, dado que os 30 projetos empreendedores a concurso com ligação à U.Porto despertaram o interesse de cerca de 5 mil pessoas.
A Facestore vencedora Startup FEST 2017 tem também “escritório em Manchester e prevê, em breve, a entrada nos mercados americanos e asiáticos. Neste momento, emprega 12 pessoas, em Portugal e no Reino Unido. Nos próximos dois anos, prevê atingir os 10 milhões de euros de faturação.”