Há sete bolsas disponíveis para alunos do curso de doutoramento internacional ‘Plants for Life’. Seis bolsas são financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e uma pela empresa Aralab. As candidaturas às bolsas podem ser feitas on-line até 7 de outubro.
O curso de doutoramento é coordenado pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA), e envolve vários outros centros nacionais de investigação nas áreas da biologia das plantas e os centros internacionais ‘VIB-Plant Systems Biology-Gent Univ.’, ‘Max Planck Institute of Molecular Plant Physiology’ e o ‘Sainsbury Laboratory Cambridge University’.
O programa de doutoramento internacional ‘Plants for Life’ alia a investigação fundamental à investigação aplicada. Tem um total de 240 créditos (ECTS), correspondendo 210 ECTS a um projeto de investigação individual que deve conduzir à tese de dissertação e 30 ECTS correspondes a formação em competências essenciais em ciências de plantas e em competências transversais, com a duração de 20 semanas.
O programa de doutoramento tem como objetivo “formar um grupo excecional de futuros investigadores na área da biologia de plantas, capazes de contribuir para o melhoramento das variedades cultivadas e dos produtos de origem vegetal, através de um conhecimento profundo dos processos biológicos relacionados com o crescimento e o desenvolvimento das plantas e com a sua resposta a fatores ambientais”, indica o ITQB NOVA.
O estudante irá ter acesso a abordagens sobre temas considerados fundamentais, como: células de plantas e Biologia do Desenvolvimento; regulação metabólica das plantas e interações entre plantas e o meio ambiente. A abordagem a estes temas irá permitir ao estudante adquirir uma visão geral “em Ciências Vegetais e o quadro conceptual necessário para enfrentar os subsequentes temas mais aplicados”, tais como: Modernas estratégias na cultura de reprodução e Biotecnologia Vegetal para Sustentabilidade e Economia Global.